quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O cristo rôto


Esta é uma história como uma história qualquer, só que com uma diferença: esta é verdadeira.
O que vamos narrar é real e aconteceu em Córdoba, há alguns anos... como hoje, ontem o robi era o de colecionar antiguidades. Todos como também por um simples toque de decoração.
Em toda casa  vemos alguma coisa antiga decorando uma sala, ou recordando um alguém muito especialmente caro, que morreu ou que partiu como por um toque de decoração.
Quem não coleciona, ou tem uma peça em jacarandá torneada ou moveis em plaquinha, não tem bom gosto. A assim se define a época  dos “trens antigos”.
Sabem quem sofre com isso? Quem paga caro com este robi? Onde encontram tudo isto? Na arte sacra ou igrejas! Quando muitos nas casas de quinquilharias.
Um desses ajuntadores de “cacos velhos”, ao passar por uma casa de bagatelas,como todos  fazem, começou a observar embasbacado as peças azinhavradas, quebradas, rotas, gastas e incompletas cobertas de um “sujo velho” no mais extasiante simbiote.
Da interjeição a interjeição o aficionado se arrasta, pelos setores da loja, quase caindo duro da  estupefação.
Naquela mar da expressividade, o nossa personagem incógnita , depara com um cristo fora do crucifico, roto, isto é sem cabeça e braços, observa-o com ternura e simplicidade e compra-o.
Como todo colecionador de bugigangas, o nosso caranguejo, do mar das interjeições, sabia ou entendia de restauração de imagens.
Aqui é que começa a história, embora saibamos que o narrado só aconteceu para restaurador de imagens, ou melhor, estes casos só acontecem com as pessoas de consciência passada, por isto é que são raras. Os outros estão com a sua consciência tranquila, pelo menos... ou consciência tranquila se tornou falta de memória.
Seja já que santo for. Isto aconteceu e nós somos testemunhas.
O nosso amigo depois que comprou o Cristo Roto, levou-o para casa e como tinha habilidades de entalhador, planejou uma restauração.
Preparou, primeiramente, a cabeça… a e quando foi colocá-la teve uma surpresa! Do espaço vazio, misteriosamente, saia uma voz que assim dizia:
-  ANTES DE COLOCAR ESTA CABEÇA, NOVA E BEM ENTALHADA, PARA COMPOSIÇÃO DA MINHA IMAGEM, QUE DURANTE MUITOS DIAS, IRÁ SUPLICAR A DEUS FAVORES FERMOS E PROGRESSO PARA VOCÊ. EXPERIMENTE COLOCAR, AQUI NESTE CORPO FRAGMENTADO PELOS TOMBOS, A CABEÇA DO SEU INIMIGO, PARA ADMIRÁ-LA PARA QUE HAJA PAZ E PROGRESSOS DIVINOS NO MUNDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário