quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Parte 1) São Jorge == Parte 2) Santa Sara

Parte 1) São Jorge

São Jorge Universal

     Uma verdadeira lição de tolerância religiosa aconteceu na última sexta-feira (23), feriado dedicado a São Jorge. Capitaneada pela Igreja Católica Apostólica Brasileira de Cabo Frio, com apoio cultural da AfroBuzios, Comissão de Combate a Discriminação da OAB/CF, Superintendência de Políticas de promoção da Igualdade Racial - SUPPIR/Cabo Frio contando também com a imensa ‘Legião de Jorge’ mais de 1500 pessoas de diversas religiões comparecem às celebrações que ocorreram durante todo dia para prestar homenagem ao “Santo Guerreiro”, que no sincretismo religioso no Rio de Janeiro representa o orixá "Ogun".
     Uma verdadeira lição de combate aos intolerantes de algumas denominações que sequer sabem o significado, e como disse "Mãe Beata", no intróito deste artigo, respeitam as religiões do outro, se posicionando como somente a sua fosse a “verdade”, e esquecendo que Deus não escolhe os filhos por suas opções religiosas e sim pelas ações e evolução espiritual na passagem terrestre.
     É possível fazer acontecer!

‘‘Jorge Sentou Praça Na Cavalaria.’’


Dragão de Komodo - fotos tiradas na Ilha de Galapagos



Parte 2) Santa Sara


Santa Sara Kali

     Santa Sara Kali é a padroeira dos roma (ciganos).
     Existem diversas lendas a respeito da origem de Santa Sara.
     Algumas falam que ela seria serva e parteira de Maria, e que Jesus a teria em alta estima por tê-lo trazido ao mundo. Outras, que era serva de Maria Madalena. Seu centro de culto é a cidade de Saintes-Maries de la Mer, na França, onde ela teria chegado junto com Maria Jacobina, irmã de Maria, mãe de Jesus, Maria Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João, Maria Madalena, Marta, Lázaro e Maximinio. Eles teriam sido jogados no mar em um barco sem remos nem provisões, e Sara teria rezado e prometido que se chegassem a salvo em algum lugar ela passaria o resto de seus dias com a cabeça coberta por um lenço. Eles depois disso chegaram a Saintes-Maries, onde algumas lendas dizem, foram amparadas por um grupo de ciganos.
     A imagem de Santa Sara fica na cripta da igreja de Saint Michel, onde estariam depositados seus ossos.
     O epíteto Kali significa ”negra”, porque sua tez é escura. Seu culto se liga ao culto das Madonas Negras.
     Fontes variam: se sua canonização consta de 1712, ou se é uma santa regional. Sua festa é celebrada nos dias 24 e 25 de maio, reunindo ciganos de todo o mundo.


Santa Sara Kali

Oração em Romanês
Linguagem Cigana

Tu ke san pervo icana romli anelumia.
Tu ke biladiato le gajie anassogodi guindiças.
Tu ke daradiato lê gajie, tai chudiato anemaria thie meres bi paiesco tai bocotar
Janes so si e dar, e bock, thai o duck ano ilô.
Thiená mekes murre dusmaia thie açai mandar thai thie bilavelma..
Thie aves murri dukata angrai o Dhiel.
Thie dhiesma bar, satimoôs, thai thie blagois murrô traio.

Thie diel do Dhiel.

Oração em Português

Tu que és a única Santa Cigana do mundo
Tu que sofreste todas as formas de humilhação e preconceitos.
Tu que foste amendrontada e jogada ao mar, para que morresses de sede e de fome.
Tu sabes o que é o medo, a fome, a mágoa e a dor no coração.
Não permitas que meus inimigos zombem de mim ou me maltratem.
Que tu sejas minha advogada perante a Deus.
Que tu me concedas sorte, saúde e que abençoe a minha vida.

Oração a Santa Sara
Santa Sara, pelas forças das águas, Santa Sara, com seus mistérios, possa estar sempre ao meu lado, pela força da natureza. Nós, filhos dos ventos, das estrelas e da lua cheia, pedimos à senhora que esteja sempre ao nosso lado; pela figa, pela estrela de cinco pontas, pelos cristais que hão de brilhar sempre em nossas vidas. E que os inimigos nunca nos enxerguem, como a noite escura, sem estrelas e sem luar. A tzara é o descanso do dia a dia, tzara é a nossa tenda. Santa Sara me abençoe; Santa Sara me acompanhe; Santa Sara ilumine minha tzara, para que a todos que batem à minha porta eu tenha sempre uma palavra de amor e de carinho. Santa Sara, que eu nunca seja uma pessoa orgulhosa, que eu seja sempre a mesma pessoa humilde.


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário