quarta-feira, 27 de julho de 2011

PALAVRA DO PRESIDENTE

Estamos. Ja, mais de dois ano de nossa gestão a frente do Conse­lho Episcopal da nossa quenda ICAB. Nossa atividade tem sido intensa, sem dia nem hora pra começar ou termi­nar. Os irmãos que nos procuraram são testemunhas de nosso empenho em fa­zer o impossível para conseguir alcançar metas e vencer desafios.
O varejo de nossas atividades é mais complexo do que parece. De repente, num sábado à norte, por exemplo, tanto faz chegar a noticia de uma goteira que danificou livros e arquivos de uma paro­quia distante, quanto a noticia da morte de um irmão bispo. Nossos dias são de absoluta inquietude com relação às prio­ridades. Qual delas é a mais prioritária? Nosso Conselho não é tão presente como parece. O governo central da Igreja se vê. na maioria das vezes, impotente pra apontar soluções com a urgência que elas reclamam. A inadimplência, tanto da parte dos devedores internos quanto ex­ternos, nos tem inquietado. Há urgências e emergências, a desafiar nosso tempo e nossas possibilidades.
Um encontro como este nos torna unidos no trabalho de reconstrução de uma instituição criada pelo ideal de um santo bispo, que nos legou o exemplo da perseverança e do destemor. Nossos Estatutos estão aí, a desafiar seu cumpri­mento e a indicar os caminhos retos a seguir, na caminhada em direção da sal­vação dos homens, através de uma co­munidade eclesial.
O tempo nos instiga a uma caminha­da de unidade, mãos (juntas que deixarão à posteridade a noticia de nosso presen­te. Na verdade, nossa gestão não será julgada bofe. Esse julga­mento caberá aos póste­ros, que herdarão, daqui a cem, duzentos anos. nossa passagem pela Igre­ja que eles encontrarem. E essa projeção nos deixa, também, preocupados com a expansão, perpetuidade e crescimento da ICAB. ainda ausente de alguns Estados da Federação.
Como se vê. há muito a fazer. De viva voz passaremos aos irmãos o resultado de nosso esforço, desde a simples visita pastoral a uma paróquia longínqua, até á sagração de bispos no estrangeiro, com vistas ao ideal de propagação das Igrejas Nacionais, bandeira que a ICAB um dia ergueu para vencer.
Por isso tudo, precisamos do apoio de todos. Do apoio incondicional e pre­sente. Do apoio diuturno, direto, cons­tante e sério. Da unidade do colegiado. Da resposta ao nosso esforço e trabalho. Do amadurecimento de idéias e refor­mulação de ideais. Teremos novo jornal, novo site. imagens exteriores de nossa caminhada. Mas teremos, sobretudo, a felicidade de uma Igreja unida que cami­nha para a vitória e para a realização ple­na das suas finalidades.
Permitam os irmãos que nós, como presidente, lancemos uma fraterna bên­ção sobre todos, pedido a todos, igual­mente, que nos abençoem. E que Nossa Senhora Menina nos guarde, estendendo sobre nós. nossas dioceses e nosso tra­balho, seu manto protetor e materno.
São Paulo, abril de 2008.
+ Josivaldo. Bispo Presidente
+ Alvaro, Bispo de Cabo Frio

Nenhum comentário:

Postar um comentário