sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A Difícil Arte de Ser Criança


Criança não tem idade certa para ser criança. Criança é estado de espírito, pois existe criança com idade de velho, e velho com idade de criança.
Ser criança é muito bom, mas também tem seus problemas. Obedecer sempre, seguir regras e normas sem quase nunca saber para quê, pois criança não precisa de explicações, criança tem que obedecer e estudar!
Estudar... Fechada entre quatro paredes, sentada sem poder conversar. Lá fora, a vida seguindo, vento batendo gostoso, bola e liberdade. Tão bom... e criança lá dentro, vontade de correr, gritar, subir em árvore, pique - esconde, energia fluindo pelos poros , parece que vai explodir (e explode em agressividade, desinteresse e indisciplina).
Quer cantar, dançar e curtir, explorar o espaço lá fora e experimentar seu corpo no espaço. Tão Bom se a Tia entendesse... fosse um pouco cúmplice e criança, esquecesse um pouco programas, conteúdos conceitos, mudasse um pouco o esquema e viesse brincar também. Seria muito mais fácil, falaríamos a mesma linguagem e seríamos um só.
A escola seria gostosa, eu não queria nem faltar!
Ia ser mais estudioso, aplicado e caprichoso, pois eu não ia querer que a “TIA COLEGA! Ficasse triste comigo e não quisesse mais brincar...
Tão bom se a tia entendesse, que criança presa não rende, fica triste e “emburrece”.
Criança precisa de espaço, ar, liberdade para crescer se educando e criar, criança precisa do espaço que a escola tem que dar.
Quem sabe tudo melhora e eu volto a gostar de estudar...

Alvaro Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário