sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Quando não posso ouvir


“Desagrada-me não poder ouvir a outrem, não o compreender. Se é apenas uma deficiência de compreensão, uma falta de atenção ao que me está sendo dito, ou certa dificuldade de entender as palavras, então contentamento comigo mesmo.
       Mas, o que me põe realmente desgostoso comigo, é não poder escutar outra pessoa porque já estou, de antemão, tão certo do que ela vai dizer, que não lhe dou ouvidos. Só posteriormente verifico não ter prestado atenção ao que já decidira que ela ia me dizer. Na verdade, deixei de ouvir. Pior que isso, são às vezes em que posso escutar uma pessoa, porque o que está dito constitui ameaça para mim,  com risco, até de mudar minhas opiniões ou meu comportamento. Ou, pior ainda, quando descubro, a fim de fazê-lo dizer o que eu quero que diga, e só escutando isso”

Carl Rogers

Nenhum comentário:

Postar um comentário