sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Interdisciplinaridade


Um encontro com o outro intersubjetivamente
Identidade x diferença

Conhecimento é uma sinfonia. Para a sua execução será necessária a presença de muitos elementos: os instrumentos, as partituras, os músicos, o maestro, o ambiente, a platéia, os aparelhos eletrônicos etc.
A orquestra está estabelecida. Todos os elementos são fundamentais, descaracterizando, com isso, a hierarquia de importância entre os membros.  Durante os ensaios as partes se ligam, se sobrepõem.
O projeto é o único: a execução da música. Apesar disso, cada um na orquestra tem sua característica, que é distinta. Cada instrumento possui elementos que o distingue dos demais. O violino é diferente do piano, tanta na forma como na maneira de ser tocado. Para que a sinfonia aconteça, será preciso a participação de todos. A integração é importante, mas não é fundamental. Isto porque na execução de uma sinfonia é preciso a harmonia do mastro e expectativa daqueles que assistem.
Também na construção do conhecimento a integração das muitas ciências não garante a sua perfeita execução. A interdisciplinaridade perpassa todos os elementos do conhecimento, pressupondo a integração entre eles. Porém, é errado concluir que ela é só isso. A interdisciplinaridade está marcada por um movimento ininterrupto, criando ou recriando outros pontos para discussão. Já a idéia de integração, apesar do valor, trabalha-se sempre com os mesmo pontos, sem a possibilidade de serem reinventados. Busca-se novas combinações e aprofundamentos sempre dentro de um mesmo grupo de informações.
A apresentação da sinfonia de inicia. Apesar da partitura, o nosso trabalho se amplia e se transforma a cada novo movimento, confirmando a idéia de que não há verdade absolutas nem universos acabados. Neste movimento a interdisciplinaridade perde a razão de ser um conceito com definição fechada.
Apesar de não possuir definição estanque, a interdisciplinaridade precisa ser compreendida para não haver desvio na sua prática. A idéia e norteada por eixos básicos como: a intenção, a humildade, a totalidade, o respeito pelo outro etc. o que caracteriza uma pratica interdisciplinar é o sentimento intencional que ela carrega. Não há intenção consciente, clara e objetiva por parte daqueles que a praticam. Não havendo intenção de um projeto, podemos dialogar, inter-relacionar e integrar sem o entanto estarmos trabalhando interdisciplinarmente.
A apreensão da atitude interdisciplinar garante para aqueles que a praticam, um grau elevado de maturidade. Isso ocorre devido ao exercício de uma certa forma de encarar e pensar os acontecimentos.  Aprende-se com a interdisciplinaridade que um fato solução nunca é isolado, mas sim conseqüência da relação entre muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário