segunda-feira, 6 de setembro de 2010

COMO LER O LIVRO

Ler é Brincar Sozinho

Este livro foi escrito para que o leitor, ao lê-lo, aprendesse alguma coisa. Mas para aprender alguma coisa é necessário que o leitor o saiba ler. Pouco utíl será a leitura deste livro se o leitor o saiba ler. Pouco útil será a leitura deste livro se o leitor não ler atentamente, realizando um esforço ativo para compreender a obra e nela se integrar. Ao contrário de uma leitura atenta, serena cuidadosa, inteligente, resultará para o leitor um enriquecimento da sua cultura e uma maior capacidade pra uma ágil penetração na intimidade de outras obras e de outros autores. Mas como todos sabemos, os conhecimentos que não utilizamos, os problemas em não refletimos, o próprio treino de leitura, se não continuado, a agudeza para a análise das obras, das intenções dos autores, das situações em que ação se enquadra, dos ensinamento que um livro transmite, acabam por perde-se. A leitura permite manter vivos no espírito do leitor ideias e temas - ou conflitos de caracteres, sentimentos, paixões - que são da maior importância para a sua formação intelectual e para a sua cultura. Um livro desvenda ao leitor o sentido de outras vidas. Outro livro fala-lhe de assuntos que com a sua vida se ligam. Um é uma chave preciosa , outro uma válida memória auxiliar.
Leia o livro com a intenção de o compreender, de penetrar nas intenções do autor ou de aprender o essencial do seu contéudo. Não se contente com uma simples leitura, leia bem. Esforce-se por refletir os problemas que o livro levanta ou sugere por relacionar o que hoje se lhe revela com as suas anteriores leituras, verifique a exatidão das ideias, não deixe que no seu espírito subsistam dúvidas que outras leituras, ou fáceis consultas, permita esclarecer. Relacione, interrogue-se, tome notas, releia, medite.
Uma leitura deste tipo converte uma maneira de passar o tempo num modo de enriquecer o espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário