segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Nossa Igreja é Brasileira! Com Idéias de Liberdade!

A Nossa Grande Família Religiosa tem um perfil iluminado, com as idéias de liberdade, seu nome é Igreja Brasileira!
Ela é essencial e incomum porque é também uma instituição, com idéias de liberdade - liberdade de idéias!
As idéias de liberdade geradas pela Revolução Francesa, em oposição a monarquia e absolutismo existente e predominante no campo das idéias.
A nossa Igreja é uma Comunidade aberta com mente aberta. É uma organização estruturada, democraticamente, com as luzes da teocracia, mas sobretudo anarquica!
Uma "estrada" com mão e contra-mão. Não é o fim do túnel. Não é o único caminho! Mas é a última porta de entrada ao Cristianismo Essencial, de acordo com o Rvmo. Aglicano Kurt Cleemann, segundo a sua opinião de ingresso a Igreja Brasileira, Diocese de Cabo Frio,RJ.
De acordo com o pensamento de São Carlos do Brasil, Ex-Bispo de Maura,"...é uma religião mais Cristã do que Católica..."
Esta é a minha a sua e a nossa cara, com luz própia!

Dom Álvaro Rosa
  

2 comentários:

  1. Caríssimo Dom Alvaro, justamente, por isso, aqui estou. A diversidade na adversidade, o corsi e o ricorsi, o movimento elíptico, o verossímil, o caráter macunaímico, são atributos de nossa ICAB singularmente brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Dom Alvaro,
    Paz e bem!
    Estive ontem a noite na Capela Sto. Expedito do Pe. Francisco para proferir a homilia acerca da Misericórdia, conforme Luc.1,10-15. No entanto, ocorreu-me de predicar a partir da misericórdia para a Paz. Consequência natural daquela.
    A paz é um sentimento virtuoso de difícil vivência, pela própria adversidade que vivenciamos no dia a dia, como podemos observar em casa, no trânsito, na escola, nas igrejas, nas instituições etc...Por muito pouco perdemos a paz, por muito pouco ela desonera-se e, juntamente com ela a justiça, a paciência, a tranquilidade, a temperança. O quanto é difícil viver em paz, pois requer compor com a alteridade, requer equilíbrio com o adverso, requer serenidade com o controverso e, isso não é fácil, principalmente quando temos a tradição cartesiana como referência de juízo. Como consegui-la? senão mediante a Graça divina que na sua providência nos propicia dar ordem às coisas, para que assim tenhamos funcionalidade e capacidade de diálogo e superação de desavenças.
    Para isso Deus nos dispôs mediante seu Paráclito, para que sob seu influxo sobre todos os homens independentemente de credo ou religião, pudéssemos nos relacionar equitativamente e equilibradamente. Manter este ponto é a mais difícil tarefa, o mais ingente esforço. Como alcançar então a Paz? Mediante a Graça, não exatamente a fé, pois assim, o ateu não disporia da paz para manter a temperança, ou o pagão para manter o equilíbrio existencial. A diferença está no privilégio daqueles que souberam atender ao chamado divino através de sua Palavra Sagrada como testemunho, sinal visível da misericórdia e da mansidão de Deus em nós.
    Pax in Domine!

    ResponderExcluir